Obras de melhorias no Contorno Leste, na região de São José dos Pinhais, têm formado megacongestionamentos que tiram a paciência dos motoristas nas proximidades do km 106, principalmente para quem vem da BR-277 (de Paranaguá) em direção à BR-376 (rumo a Santa Catarina).

Segundo Robson Laureano, borracheiro que trabalha na região, os motoristas estão levando de 60 a 90 minutos para atravessar trecho aproximado de 10 quilômetros. Ele comenta que dá pena do estado que os motoristas chegam ao ponto de descanso. “Tem dias que a fila chega em Piraquara. Isso aí está judiando o pessoal, principalmente quem viaja com família”, relata.

É o caso do caminhoneiro Vagner Kless, que costuma levar a família nas viagens entre Paranaguá e Mato Grosso. Ele passa pelo Contorno Leste toda semana e já está exausto com a lentidão do trecho. “Eles fazem uma obra aqui hoje e daqui pouco tempo já estão trabalhando novamente no mesmo lugar. Por que não conseguem resolver tudo de uma vez só?”, questiona. Vagner sugere a liberação de mais uma pista para melhorar o fluxo.

Retenção

A concessionária Autopista Litoral Sul não respondeu aos questionamentos do Paraná Online sobre custos e previsão de término dos serviços, mas em seu site informa que obras de fresagem no km 106,5 causam retenção na pista Norte (sentido São Paulo) até o km 108, já que uma das faixas está com o tráfego interditado.