Curitibano, o padre monsenhor Ricardo Hoepers, 45 anos, foi ordenado Bispo da Igreja Católica na manhã deste sábado (14). A celebração foi na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Hoepers, que era pároco na paróquia Santo Agostinho, foi nomeado pelo Papa Francisco para a diocese do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Os bispos ordenantes da cerimônia foram Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito Metropolitano de Curitiba e Dom José Mário Stroeher, Bispo emérito de Rio Grande.

Hoepers fez Mestrado e Doutorado em Bioética e Teologia Moral na Accademia Alfonsiana, em Roma. Atuou como professor na Faculdade Vicentina e como professor e Diretor Comunitário no Studium Theologicum. Na trajetória como padre foi diretor da Faculdade de Filosofia da arquidiocese de Curitiba (2002-2003), coordenador geral do clero (2005 a 2008), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, assessor eclesiástico da pastoral da Pessoa Idosa, no regional Sul 2 da CNBB. É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.