Os painéis de trânsito da Prefeitura instalados no Anel Viário estão com mensagens avisando os motoristas sobre o tradicional passeio ciclístico Pedala Curitiba. Todas as terças-feiras a noite são realizados os passeios, que passam por várias ruas de Curitiba.

As mensagens nos painéis orientam os motoristas a terem cuidado e respeitar os ciclistas nas vias. A campanha educativa é uma ação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para orientar que a bicicleta também é um meio de transporte e faz parte do trânsito.

“Essa ação educativa mostra que a bicicleta é uma opção viável como meio de transporte em Curitiba. As mensagens nos painéis são para lembrar os motoristas que a bicicleta também está na via. Curitiba também é uma cidade ciclável”, afirmou o secretário de Trânsito, Marcelo Araújo.

Os agentes de trânsito que participam da ciclopatrulha da Setran também aprovaram a ideia das mensagens nos painéis. “Isso é ótimo para os motoristas saberem que vai acontecer o passeio ciclístico durante a noite”, disse o agente Mauro Steil.
“O motorista sabendo que tem ciclista na rua vai ter mais cuidado e respeitar mais. A tendência é aumentar cada vez mais o número de bicicletas nas cidades”, completou a agente Silmara Ieski.

Toda terça-feira serão colocadas mensagens nos painéis de trânsito lembrando sobre o Pedala Curitiba. Os painéis estão instalados nas ruas Desembargador Motta (perto da Padre Agostinho); Brigadeiro Franco (entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis); e Mauá (próximo à Barão de Guaraúna).

A Setran também iniciou uma campanha publicitária de respeito ao ciclista. Mensagens educativas foram colocadas no mobiliário urbano da cidade, falando sobre a necessidade de respeitar a distância de 1,5 metro entre um carro e uma bicicleta nas ruas. “A bicicleta também faz parte do trânsito. As vias podem ser compartilhadas por carros e bicicletas, basta haver respeito”, definiu Marcelo Araújo.

CCO

As mensagens informadas nos painéis de trânsito são transmitidas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Curitiba, obra do PAC da Copa. Neste primeiro momento o sistema funciona com três painéis de trânsito e oito câmeras de vídeo que acompanham em tempo real o fluxo de carros nas vias.

Pedala Curitiba

Os passeios do Pedala Curitiba acontecem todas as terças-feiras à noite, com percursos diferentes que variam entre 14 km a 20 km.  Todos os passeios são monitorados por técnicos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e acompanhado por guardas municipais e agentes de trânsito da Setran. Há serviço de apoio para atender eventuais necessidades e socorro aos ciclistas.

Não é necessário realizar inscrição prévia, porém os interessados em participar do passeio precisam ter mais de 15 anos e utilizar capacete. A concentração dos ciclistas acontece na praça Garibaldi, entre as 19h45 as 20h15.

Serviço
Pedala Curitiba
Data:
Todas as terças-feiras (exceto feriados e quando chove)
Concentração: Praça Garibaldi – São Francisco
Horário: Concentração: 19h45 / Saída: 20h15