O professor Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná, faz palestra nesta terça-feira (8), às 15h, no auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná. Integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Oliveira vai falar sobre o ?Bicentenário da transmigração da família real?.

Ele adianta que fará uma análise da constituição do Estado no Brasil com a vinda da família real. ?Vamos discutir as perspectivas e contradições, a política externa, guerras no Brasil registradas naquela época e a formação da cultura política. É importante analisar a independência do País e o que mudou com a formação do centro de poder no Rio?, avalia.

Análise

Segundo o professor, na palestra serão abordados a ?questão política e os valores desde a gênese do Estado Nacional?. Serão analisados os aspectos positivos e negativos com a vinda da família real ao Brasil. ?Entre os fatos positivos vale destaque a manutenção da unidade política da América portuguesa. E o negativo é a cultura política do clientelismo e favorecimento daqueles que estão perto do poder?, adianta.

Oliveira vai relembrar a chegada de dom João VI ao País, os acontecimentos de sua permanência e a sucessão de dom Pedro I e dom Pedro II.

Serviço:
Palestra ?O bicentenário da transmigração da família real para o Brasil
Data: 8/04/08 ? terça-feira
Horário:15h
Local: Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133