Um sistema para consulta pública sobre avaliação dos impactos ambientais e planejamento ambiental das comunidades será tema de palestra no próximo dia 11 de outubro, na Universidade Federal do Paraná. A palestra será proferida pelo professor Thom Meredith, da Universidade Mcgill, de Montreal, no Canadá. Ele vai apresentar uma tecnologia que desenvolve com sua equipe que permitirá o acesso a um banco de dados ativo sobre os mais variados casos de impacto ambiental – dos derramamentos de óleo, passando pelos desmoronamentos às queimadas das florestas – só para citar alguns dos milhares de casos possíveis que fazem ou farão parte do banco de dados.

A palestra acontecerá às 14 horas do dia 11, no Auditório da Administração do Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico. O professor Thom falará sobre seu trabalho, "Public participation in environmental planning: using networked Geographic Information Systems to build consensus", um estudo que interessa a todo profissional ligado nas questões ambientais, quanto aos que trabalham com planejamento das cidades. A palestra terá tradução simultânea e a capacidade de público é de 300 lugares. Logo após a apresentação será aberta uma seção para discussão e apresentação de trabalhos realizados em meio ambiente no Paraná e potenciais convênios.

A vinda do professor Thom está sendo viabilizada pelo professor Marcelo Beltrão Molento, presidente do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com o professor, pelos telefones 3350-5618 e 3350-5623, ou ainda pelo celular 9946-5820. A chegada do professor Thom está prevista para o dia 8 de outubro.