Com 4 milhões de pessoas vacinadas o Paraná é o primeiro estado a alcançar a meta de imunizar 80% da população alvo da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da Nova Gripe. O Paraná aparece à frente dos demais estados da federação em percentuais e em números absolutos de seus vizinhos da região Sul, o que representa 93% do público alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.

“A população aderiu à campanha graças ao alinhamento do Ministério da Saúde com o Governo do Estado e municípios”, afirma o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.

Mas de acordo com ele, ainda não há motivos para comemoração. “É preciso ampliar estes números, sobretudo gestantes e adultos de 30 a 39 anos até sexta-feira, quando se encerra a campanha nacional de vacinação. Depois avaliaremos, com o Ministério da Saúde, qual será a estratégia do Paraná, uma vez que esperamos doses excedentes de outros estados para ampliar a vacinação em nossa população”, disse.

Até sexta-feira (21) todas as pessoas que estão inclusas nos grupos do Ministério da Saúde podem ser vacinadas. Com 4 milhões de pessoas imunizadas, o Paraná está à frente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que vacinaram 3,3 e 2 milhões de pessoas respectivamente. Ainda nesta semana o Paraná deve receber um primeiro lote adicional da vacina com 300 mil doses. O objetivo é cobrir os excedentes usados em outros grupos que extrapolaram a estimativa total de usuários, como no caso dos doentes crônicos.