O governador Roberto Requião assinou os decretos que ampliam em 3,2 mil hectares as áreas dos Parques Estaduais de Campinhos e Lauráceas, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, e prevêem a criação do Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná.

As unidades de conservação ficam em áreas localizadas em Adrianópolis, Tunas do Paraná, Cerro Azul e Pato Branco. O Parque Estadual das Lauráceas, localizado nos municípios de Adrianópolis e Tunas do Paraná, passará de uma área de 27 mil hectares para 30 mil hectares. Já o Parque Estadual de Campinhos, localizado nos municípios de Cerro Azul e Tunas do Paraná, passará de 336,97 hectares para 581,38 hectares com a assinatura do decreto.

O Parque Estadual dos Campinhos é aberto para visitação ao público e apresenta diversas opções para atividades, como caminhadas pela trilha da floresta, caminhadas pelo circuito turístico da gruta dos jesuítas, educação ambiental no centro de visitantes, palestra informativa sobre a Unidade de Conservação e informações básicas sobre o trajeto realizado pelos visitantes.

A nova reserva criada com o decreto, o Parque Estadual Vitório Piassa, estará localizado no município de Pato Branco e terá uma área total de 107,23 hectares. O objetivo de sua criação é proteger um remanescente importante da floresta com araucárias, tendo um bom potencial para oferecer à população da região uma nova opção de lazer e atividades de educação ambiental.

A meta, com a criação do parque, é a preservação dos ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas, com a realização de atividades de conscientização e educação ambiental.