O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o estado pode ter novidades nesta semana com relação ao uso de máscaras em locais fechados no estado, o que ainda é obrigatório por decreto. A tendência é que essa definição ocorra nos próximos dias, após avaliações da Secretaria de Estado da Saúde num período seguinte à liberação do uso de máscaras em ambientes externos. Alguns locais onde a obrigatoriedade deve seguir estão sendo discutidos pelas autoridades de saúde.

+Viu essa? Will Smith dá tapa em Chris Rock em momento tenso da cerimônia do Oscar; Assista!

“Teremos novidade. Estamos trabalhando sob determinação direta do governador Ratinho Jr, junto com nossa equipe técnica de epidemiologia, checando com as prefeituras as ideias que eles têm também, e devemos, nesta semana, ter novidades sobre o uso de máscaras em ambientes fechados”, destacou o secretário Beto Preto em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC, desta segunda-feira (28). Beto Preto destacou ainda que existem algumas dúvidas, “como no transporte coletivo, mas permitir, flexibilizar a não obrigatoriedade da máscara não quer dizer que é proibido o uso, muito pelo contrário. A flexibilização dá para as pessoas a possibilidade de escolher”, disse.

Para o secretário esta definição de liberar o uso das máscaras em locais fechados não significa que a pandemia está vencida, tanto que mesmo com a liberação em locais fechados seguem importantes os cuidados da população. Já que o uso não será proibido, mas facultativo. “A tendência é liberar em ambientes fechados nesta semana, sim. Estamos fechando os números, porque a queda de casos novos e de internações continua, então é importante que nesse momento a gente consiga flexibilizar. Porém, ainda nos chama muita atenção essa questão do transporte coletivo, municipal e intermunicipal, interestadual. E também preocupam as grandes aglomerações e locais como hospitais e UPAs”, disse Beto Preto.

+Leia mais! Torcedores que iam atirar bombas em rivais são presos pela PM; esquadrão antibombas é acionado

E em Curitiba, como fica?

Na capital ainda vigora o uso de máscaras em ambientes fechados. Existe a expectativa que uma possível liberação ocorresse aniversário de Curitiba, nesta terça-feira (29), conforme o próprio prefeito Rafael Greca disse em uma rede social, mas ainda sem confirmação. Ao comentar o tema, porém, o prefeito indicou que a capital deve seguir o mesmo planejamento do Governo do Paraná.

Pantanal

Juma atira nos pés de Jove

Loterias

Veja o resultado das loterias desta terça-feira!

Inverno Chegou

Veja como será o primeiro dia de inverno em Curitiba

Além da Ilusão

Lorenzo declara seu amor por Letícia