O governo do Paraná decidiu prorrogar, pelo menos até segunda-feira (17) o atual decreto de combate à pandemia de covid-19. O decreto valeria até sábado (15), mas, por uma questão de estratégia, será reaviado a partir da próxima semana. A expectativa, segundo anunciado pelo secretário de saúde Beto Preto, era para uma renovação com medidas mais restritivas, o que pode ainda ocorrer dependendo da avaliação das autoridades de saúde.

“Pra não criar nenhum tipo de problema para quem trabalha no ramo dos restaurantes, por exemplo, que exigem mudanças quando há algum tipo de restrição, a ideia é postergar essa decisão até segunda-feira. A partir disso, vendo e analisando os dados dos municípios por regional, a gente pode tomar uma decisão para os próximos dias”, explicou o governador Ratinho Jr em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC, desta sexta-feira (14).

O decreto que vence neste sábado permitia a abertura aos domingos de bares, restaurantes, shopping centers e comércio. Segundo o secretário é justamente isso que pode mudar nesta futura avaliação. “Podemos inserir algumas situações novas envolvendo domingos e finais de semana, talvez voltar um estágio atrás, quando mantínhamos um final de semana mais restrito do que agora”, disse Beto Preto.