A expectativa é que este canal de diálogo direto enO Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, na região da Serra da Prata, no
litoral do Paraná, foi criado há mais de seis anos, mas somente agora
está sendo implantado o conselho consultivo.tre comunidade e poder público esteja definitivamente formado até agosto.

O parque foi criado em 2001, pela Lei Federal 10.227. Com cerca de 25 mil hectares, o local abrange quatro municípios do litoral paranaense: Morretes, Paranaguá, Matinhos e Guaratuba. Como comenta a coordenadora-geral do projeto de criação do conselho consultivo do parque, Renata Garrett Padilha, quando foi criada, a área de conservação foi vista pelos moradores das localidades como uma ?inimiga?. No entanto, acredita que com a criação do conselho, isso poderá ser revertido.

Segundo a coordenadora, o objetivo do conselho será auxiliar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na gestão do parque. ?A comunidade poderá opinar em relação a todas as ações que forem feitas no local e no entorno. Será um canal de interação entre comunidade e órgãos gestores. Com essa oportunidade de participação e de diálogo a comunidade fica mais receptiva em relação à idéia do parque?, comenta.

Quase todas as etapas para escolha das lideranças comunitárias dos quatro municípios já foram concluídas. ?Já foi feito o diagnóstico socioeconômico-ambiental com 600 famílias de 22 comunidades. Já cumprimos a capacitação das lideranças e já realizamos as oficinas em quatro módulos?, afirma Renata. Segundo ela, os próximos passos serão reunir as outras partes, poder público e sociedade civil organizada, o que deve ocorrer no final de julho, para, então, em agosto, definir a composição do conselho, em assembléia. Fechado este processo, será preciso apenas aguardar a aprovação de Brasília.