Com o objetivo de fazer testes gratuitos de HIV, um ônibus itinerante da Pastoral da Aids, da Arquidiocese de Curitiba, já está em funcionamento no litoral do Paraná.

Além dos exames, a população poderá procurar os agentes de saúde que estarão no veículo para receber informações sobre a doença. O resultado do teste sai em menos de meia hora.

Qualquer pessoa pode fazer o exame. O assessor eclesiástico da Pastoral da Aids do Paraná, frei Pedro Brondani, explica que a iniciativa tenta diminuir o preconceito, prevenir a doença e encaminhar vítimas para tratamento.

“Nossa ideia é que as pessoas que porventura tiverem a doença descubram o mais cedo possível. Muitas pessoas têm HIV mas não sabem. Queremos informar, sensibilizar e mostrar a importância de fazer o exame, tudo da maneira mais discreta possível”, avalia o frei.

Para ele, ainda há preconceito e falta de acesso à informação. “As pessoas acham que nunca vai acontecer com elas. Hoje em dia não existe mais a ideia de que a vida promíscua é que leva a contrair aids, mas o próprio companheiro pode ser infiel e se infectar. Hoje temos mães de família, jovens com 14, 15 anos de idade e até idosos contraindo o vírus com frequência. Sabemos que não existe mais grupo de risco e, sim, comportamento de risco. Por isso a importância da prevenção, do uso do preservativo”, afirma.

O frei acredita que o ônibus itinerante deve realizar cerca de 20 mil exames nessa temporada. No ano passado, foram 14 mil. Os exames são sigilosos e 100% confiáveis.

Para se submeter ao teste, basta apresentar a carteira de identidade. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. “Cada pessoa tem o dever de cuidar do seu corpo. A vida é o dom maior e tem que ser protegida. A aids não escolhe posição econômica, religião ou idade”, alerta ele.

Locais

Hoje o ônibus estará na Ilha dos Valadares, próximo à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. A partir de amanhã até o dia 10, estará no terminal de ônibus de Paranaguá. Do dia 11 ao dia 13 de fevereiro, o ônibus vai para Matinhos e ficará na Paróquia São Pedro Apóstolo.

Dos dias 14 a 16, o veículo irá para Guaratuba, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso; do dia 17 a 19, em Pontal do Paraná, na Paróquia São José e São Sebastião e, dos dias 20 a 22 de fevereiro, em Antonina (também no terminal de ônibus), 23 e 24, em Morretes (na Paróquia Nossa Senhora do Porto) e, por fim, do dia 25 a 28, na praça central de Guaraqueçaba.