O governador Roberto Requião lançou ontem, em Guarapuava, a Patrulha Escolar Comunitária. O programa consiste na mudança da atuação do policial, que passa a trabalhar integrado com professores, diretores, alunos e pais. “É a polícia que se torna um consultor de segurança para a comunidade escolar”, explicou Requião, ao entregar três viaturas à cidade.

Guarapuava foi o sexto município a receber o programa. A Patrulha Escolar Comunitária já está funcionando em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel. “O importante é a interação da polícia com as escolas, onde o policial não tem ação repressiva. Ele é preparado para entrar na escola e conversar de forma inteligente e adequada”, disse o governador.

O trabalho começa na avaliação das características físicas e na consulta – junto a pais, professores e alunos para identificação dos principais problemas de cada instituição. Os policiais sugerem e discutem mudanças com a comunidade, fazem um plano permanente para que as alterações não sejam abandonadas, e continuam monitorando e reavaliando as ações em cada escola.