O clima seco está favorecendo os peregrinos que estão percorrendo neste final de semana mais de cerca de 60 km no Caminho do Peabiru. O grupo partiu ontem de Pitanga, às 5h30. Iniciado em junho, durante o feriado de Corpus Christi, quando foram percorridos 115 km, nessa segunda etapa o percurso inclui os municípios de Pitanga, Cândido de Abreu e Boa Ventura do São Roque. A chegada ao Santuário Ecológico do Peabiru, na localidade de Barra do Espírito Santo, em Boa Ventura do São Roque, está prevista para às 17h de hoje, de onde o grupo retorna a Pitanga.

“O projeto do Caminho do Peabiru é uma realidade no Paraná. Cada nova etapa tem reunido um número crescente de interessados e, o mais importante, conta com o engajamento da comunidade local”, diz o diretor presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, um dos defensores da implementação do roteiro turístico e de peregrinação.

Com calçados confortáveis, roupas leves e chapéu para proteger do sol, os peregrinos estão percorrendo um trecho com muitos atrativos naturais, dentre eles está o Rio Ivaí, que poderá ser atravessado à vau ou de barco. Também está prevista a travessia do Rio Marrequinhas. Veículos de passeio e utilitários serão utilizados para o transporte de material de apoio, água potável e material de primeiros socorros.

A intenção, segundo o pesquisador Clemente Gaioski, organizador da caminhada, é percorrer as localidades situadas junto ao antigo Caminho do Peabiru, conscientizar a população e contar a história de São Tomé e do Peabiru. Os moradores próximos à trilha têm a oportunidade de conhecer a sua importância para o desenvolvimento turístico da região, por meio de material audiovisual contendo objetos líticos e inscrições rupestres ainda em fase de estudos. Ao mesmo tempo, são orientados a enviar materiais similares que possuam ao museu municipal, à secretaria municipal de Cultura ou ao Museu Itinerante do Peabiru, a ser criado em curto prazo, e também orientados no sentido de que não toquem e não retirem qualquer material arqueológico que encontrarem fixos.