Um DVD com detalhes de como se produz mudas de pinheiro enxertado para a produção de pinhões, será lançado nesta terça-feira pelo pesquisador Flávio Zanette da Universidade Federal do Paraná. A solenidade começa às 16 horas, no saguão do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Setor de Ciências Agrárias, Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê.

A produção de uma hora e 12 minutos tem a finalidade de passar a experiência de 27 anos de estudos no curso de Pós-Graduação em Produção Vegetal para garantir a preservação do pinheiro. O lançamento será acompanhado de uma exposição de livros e DVDs sobre agropecuária.

Apesar dos esforços dos pesquisadores a produção de pinhão vem caindo nos últimos anos, porque não houve o plantio de novas árvores. Como a legislação proíbe o corte, o que vem ocorrendo é a destruição de plantas pequenas. Para Zanette, o agricultor ou o proprietário de áreas rurais corta antes que a muda cresça porque depois não pode mais fazer. O pesquisador entende que é necessário trabalhar para provar a alternativa econômica do pinheiro. E o reflexo da falta de reposição dessas árvores já vem ocorrendo. Neste ano o quilo do pinhão chegou a ser vendido a R$32,00 em Curitiba. Para o autor do DVD é hora dos proprietários se conscientizarem de que o “pinheiro vale mais em pé do que deitado”.

A pesquisa na UFPR começou com as técnicas de enxertia em laboratório, com a finalidade de plantar árvores que possam gerar pinhões maiores e mais saborosos.