A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira (30) as ruas do litoral paranaense que devem ser bloqueadas durante o Réveillon para garantir a tranquilidade dos veranistas e moradores. Os bloqueios fazem parte de um esquema de segurança montado para as regiões onde haverá concentração de pessoas, que inclui o reforço do policiamento.

“Nesta virada, o diferencial será o policiamento a pé e com motocicletas devido à dinâmica e à grande concentração de pessoas. Se houver ocorrências, é mais fácil circular de moto ou a pé”, explicou o tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva, comandante da Operação Verão Paraná 2015/2016.

Nos locais onde serão realizados os shows pirotécnicos, o policiamento será reforçado – em alguns deles desde as 6h do dia 31. A PM estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas irão passar a virada de ano no Litoral do Estado.

Nas estradas estaduais, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vão fazer fiscalizações com radares fotográficos e bafômetros, além de dar orientações sobre a segurança do veículo e dos ocupantes.

Segundo a PM, os policiais estarão atentos a oportunistas que tentam furtar objetos e residências. Nas areias, 88 postos de Guarda-Vidas cuidarão dos banhistas e serão distribuídas pulseirinhas para aumentar a proteção das crianças, nas quais serão colocados os nomes e o telefone de um responsável, caso elas se percam.

O esquema do réveillon da PM vai contar com o apoio do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), para ações como fiscalização, patrulhamento aéreo e resgate de vítimas de trânsito e afogamento.

PONTOS DE BLOQUEIO E POLICIAMENTO INTENSIFICADO:

GUARATUBA

– A partir das 6h do dia 31/12 será bloqueada a Avenida Atlântica, na Altura da Praia Central, onde será instalado o trio elétrico (trânsito será desviado pela 29 de Abril); no restante da orla os veículos poderão circular até às 20h (quando haverá bloqueio total da Avenida Atlântica para veículos);

– A partir das 20h do dia 31/12 haverá bloqueio total da Avenida Atlântica para veículos compreendendo também as seguintes esquinas conforme (mapa anexo):

* Avenida Curitiba esquina com a Rua Ponta Grossa;

*Avenida Curitiba esquina com Avenida João Cândido;

*Avenida 29 de Abril esquina com Rua Padre Bento;

*O transito será desviado no final da Avenida Atlântica pela Rua Generoso Marques e será fechada meia Pista na Avenida 29 de Abril entre as Ruas Xavier da Silva e Generoso Marquês sentido à Praia.

*Os bloqueios em Guaratuba ficarão vigentes até o término dos trabalhos do trio elétrico;

*Na orla, regularmente, não é permitido o estacionamento, independente do período;

*Ainda em Guaratuba haverá dois Caminhões de Comando e Controle para monitoramento, oriundos da Copa do Mundo (um no morro do Cristo e outro na Praia Central);

MATINHOS

Em Matinhos, neste ano, há uma peculiaridade:

Devido à revitalização da orla (numa parceria entre os governos Municipal, Estadual e federal) alguns trechos da orla estão sendo terminados e ficam abertos, no entanto, não está autorizado estacionamento nestes espaços e nem mesmo na Avenida Atlântica. Placas de proibido estacionar foram instaladas e a Polícia Militar fará a fiscalização destes locais.

No dia 31/12/15, a partir das 15h, haverá bloqueio na Avenida Atlântica (da Rua Alvorada em Caiobá até a Avenida Paraná em Matinhos) para circulação de veículos que segue até às 2h da madrugada do dia 1º/01/16.

PONTAL DO PARANÁ

Em Pontal do Paraná não haverá bloqueio de vias e nem de estacionamentos; os policiais que atuarão no local vão monitorar as regiões e se houver necessidade organizar o trânsito;

Em Pontal do Paraná haverá show pirotécnico em:

*Praia de Leste (prolongamento da Rua Baroneza do Cerro Azul);

*Balneário Santa Terezinha (prolongamento da Avenida Paraná);

*Balneário Ipanema (prolongamento da Avenida São Luiz);

*Balneário Shangri-lá (prolongamento da Avenida Edo Puhl)

*Balneário Pontal do Sul (prolongamento da Avenida Beira Mar);

*Nestes locais o policiamento será reforçado das 20h (31/12/15) até cerca de 2h (1º/01/16).