Vidência ou capacidade natural? O famoso polvo alemão “profeta”, batizado de Paul, vem causando surpresa com suas previsões sobre os resultados dos jogos da Copa do Mundo de 2010.

Até agora ele não errou nenhum resultado, e ainda “afirma” que a Espanha é que será a campeã mundial (no jogo de amanhã contra a Holanda). Para verificar qual será a previsão do animal, duas caixas com bandeiras dos dois países são colocadas em sua frente com um mexilhão dentro, então ele escolhe uma das duas e abocanha o alimento. Mas será que o misticismo fala mais alto nessa história ou é o animal que realmente consegue perceber as cores das bandeiras?

A dedução lógica seria que Paul vai para o lado da bandeira em que predomina a cor vermelha, já que a maior parte dos times que ele apontou como vencedores têm em sua bandeira essa cor.

No entanto, segundo a bióloga, Doutora em Zoologia e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Susete Wambier Christo, ainda não foi comprovado cientificamente que o polvo possa distinguir cores.

Ela explicou que a literatura de biologia aponta que existem apenas experimentos que sugerem isso. Outros testes também apontam que o animal tem a capacidade de discriminar formas de objetos (quadrado, redondo, e assim por diante).

Mas o que já é comprovado cientificamente é que os polvos têm o sistema nervoso bastante desenvolvido. “Eles são considerados inteligentes, entre aspas, pois têm facilidade de aprendizado”, comentou.

Segundo Susete, já é comprovado também que este tipo de animal pode desenvolver atividades que dependem da memória. Alguns autores comentam, ainda, que a anatomia dos olhos dos polvos é muito parecida com a dos vertebrados, e que, inclusive, eles podem até ter miopia.

O polvo “vidente”, que vive no aquário Sea Life Oberhausen, acertou o resultado de vários jogos da Copa, como Alemanha e Austrália (4 a 0), Alemanha e Sérvia (0 a 1), Alemanha e Gana (1 a 0), Alemanha e Inglaterra (4 a 1), Alemanha e Argentina (4 a 0), Alemanha e Espanha (0 a 1). Agora resta saber ser ela vai acertar o resultado da final de domingo. O polvo nasceu em 2008.

Molusco

Os polvos são animais aquáticos, do filo Molusca (por isso são chamados de Moluscos) e da classe dos Cefalópodes (do grego Cephalopoda, que significa cabeça mais pé).

As lulas também pertencem a essa classe animal. Os polvos são extremamente lentos, e podem mudar de cor para camuflagem. Possuem oito braços (e não tentáculos, como a lula, por exemplo).

Existem relatos que dão conta que estes animais costumam “esconder” objetos em tanques, e que alguns, mais curiosos, até já teriam desmontado válvulas de reciclagem de água. H

á lendas, também, em torno dos polvos. Uma delas é da Inglaterra: conta-se que um polvo esperto saiu de seu tanque à noite e andou até o tanque do vizinho, onde comeu um peixe. E foi assim por várias noites sucessivas, até as pessoas descobrirem o desaparecimento de alguns peixes dos tanques.