Nos dias 5, 6 e 7 de março a cidade de Porto Amazonas, localizada a cerca de 70 quilômetros de Curitiba, vai realizar a sua tradicional Festa da Maçã. Essa é a 27.ª edição do evento, que conta com shows todos os dias, venda da fruta, de produtos feitos com maçã e de artesanato. No ano passado, a cidade recebeu cerca de 40 mil pessoas nos três dias.

A festa ocorre na Praça Central, em uma estrutura coberta, de cerca de 2,5 mil metros quadrados. O ginásio de esportes e um centro de convenções também são utilizados para o evento.

A entrada é gratuita, mas outros eventos paralelos – como cafés coloniais e um passeio de barco no Rio Iguaçu – são pagos à parte. No domingo tem o Baile da Melhor Idade no Ginásio de Esportes, cuja entrada é gratuita.

Os shows são variados, com todos os estilos de música. Há estacionamentos pagos no local, além de restaurante. “Nossa festa cresce a cada ano. Fazemos a festa para divulgar a cidade, e não para lucro. Mesmo os agricultores vendem os produtos por um preço justo”, comenta o prefeito de Porto Amazonas, Miguel Sokulski.

Em Porto Amazonas há três fazendas de maçã. Estima-se que, juntas, elas produzam a cada ano cerca de 25 mil toneladas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3256-1122 (prefeitura) ou pelo site www.portoamazonas.pr.gov.br.