O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR lançou nesta sexta-feira (31) o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepie).

Na ocasião, a pesquisadora e professora carioca Mary Del Priore fez uma palestra sobre o tema “Infância: uma janela para a história”.

Cronista do jornal “O Estado de S.Paulo”, Del Priore tem pesquisas na área de história colonial, da cultura e de gênero. Entre os livros de sua autoria estão “História das Mulheres no Brasil” (1997), “História das Crianças no Brasil” (1999) e “O Príncipe Maldito” (2007).

As atividades fazem parte das comemorações dos 10 anos da linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

Sobre o novo núcleo

Coordenado pelas professoras Gizele de Souza e Marynelma Camargo Garanhani, o Nepie da UFPR tem como meta reunir professores e alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado interessados nos temas ligados à infância, educação infantil e ensino fundamental.

Entre seus objetivos estão articular uma rede de pesquisadores, estabelecer parcerias com outras universidades, auxiliar na elaboração de políticas públicas e contribuir no trabalho de formação de profissionais da educação.

“Já para 2009 estamos trabalhando para pôr em prática projetos de pesquisa e extensão em conjunto com as redes públicas de educação, com vistas à formação de educadores”, informa a professora Gisele de Souza.

As linhas de pesquisa do Nepie são as seguintes: 1) História da infância e da educação infantil; 2) Sociologia da infância; 3) Políticas para infância, para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; 4) Saberes docentes e práticas pedagógicas na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; e 4) Relações de raça, gênero e idade no contexto da infância.