O bom tempo, sem previsão de chuva, deverá contribuir para que a Secretaria de Saúde atinja hoje (25) a meta de vacinar 95% das cerca de 920 mil crianças de até cinco anos do estado, nessa segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio. Essa é a meta mínima necessária para manter a interrupção da cadeia de transmissão da doença, segundo o Ministério da Saúde.

São 8 mil postos de vacinação em 399 municípios para onde foram enviadas 1,5 milhão de doses. Em Curitiba, onde a expectativa é vacinar 122.573 crianças, a dose está disponível em 300 postos. Em diversos municípios do interior, de difícil acesso, a vacinação está sendo realizada desde o início da semana, segundo a coordenadora do Programa de Vacinação da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel.

Na primeira etapa da campanha, em junho deste ano, o Paraná vacinou 91,8% das crianças com menos de cinco anos – o que correspondea 845.606 crianças. Em 2005 e 2006 os índices superaram os 90% nas duas etapas da campanha. Para incentivar a participação em Curitiba, estão sendo realizadas diversas outras atividades nos postos de vacinação – como coleta de material para exame preventivo de câncer de colo uterino pré-agendado, avaliação odontológica e, além de serviços de saúde, opções de lazer para as crianças.

De acordo com a Secretaria de Saúde, desde 1986 não há registro de casos da doença no Paraná.