O 3º Boletim de Balneabilidade do Estado do Paraná aponta 61 pontos próprios para banho e prática de esportes, dos 66 monitorados pelo Instituto Água e Terra (IAT). O órgão também sinaliza, no Boletim, dez locais no Litoral com foz dos rios que chegam ao mar como impróprios, totalizando 76 pontos indicados. Veja lista completa abaixo.

LEIA TAMBÉM:

>> Novo viaduto na BR-376 em trecho “empaca viagem” tem valores propostos. Veja detalhes!

>> De olho nas folgas? 2022 terá só um feriado nacional prolongado

>> Curitiba terá nove ruas com radares mais “espertos”. Redução pra 50 km/h deixa trânsito mais seguro? Vote!

“Nestes locais de foz não são realizadas análises da água como nos outros pontos do Litoral e das praias de água doce no Oeste e Norte do Estado, mas elas são indicadas no nosso monitoramento porque drenam a água urbana e a população precisa saber que não pode se banhar nestes locais nem praticar esportes aquáticos”, destaca a bióloga Christine da Fonseca Xavier, Chefe de Divisão de Monitoramento do IAT .

“É uma forma de preservar a saúde da população e garantir a segurança de todos”, completou.

O monitoramento do IAT é realizado há mais de 30 anos durante a temporada de verão. A análise laboratorial é feita de acordo com o preconizado pela Resolução CONAMA nº 274/2000, em que as áreas balneáveis são classificadas como próprias ou impróprias.

A primeira indica que é seguro realizar atividades de contato primário, tais como natação e mergulho, por exemplo, e a segunda classificação indica que há uma maior probabilidade de que este contato possa acarretar em risco à saúde humana, tais como a aparição de otites, gastroenterites, dermatites, entre outros.

Cada ponto monitorado possui uma bandeira que indica os locais próprios ou impróprios para banho. Confira os boletins do Litoral (aqui) e a Costa Oeste e Norte (aqui).

Impróprios

Além dos dez locais de foz indicados no Boletim de Balneabilidade, são impróprios apenas cinco pontos, de acordo com as análises da qualidade da água:

1. Praia Caieiras, à esquerda da Rua Frederico Nascimento, em Guaratuba

2. Praia Guaratuba, à esquerda da Rua Ponta Grossa, também em Guaratuba

3. Posto Policial e Salva Vidas da Rua Londrina na Praia Brava de Matinhos

4. Ponte da Avenida Principal do Balneário Olho D’água em Pontal do Paraná

5. Ponta da Pita em Antonina / Morretes

Como saber

Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Veja condições nas praias do Paraná

Nova novela

Conheça o elenco principal de “Poliana Moça”

Quanto Mais Vida, Melhor

Flavia/Guilherme se esconde no bar de Teca

Além da Ilusão

Davi pede desculpa a Isadora por tê-la beijado

Confira!

John Wick 2 e mais filmes e séries chegam nesta semana na Netflix