O teste de balneabilidade feito pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em oito pontos do litoral paranaense revelou que a qualidade da água não oferece qualquer risco à prática de atividades esportivas. Os resíduos de óleo, graxas e hidrocarbonetos (álcool, metanol) estão bem abaixo dos níveis mínimos permitidos. A coleta do material foi feita entre os dias 21 e 28 de novembro e os resultados foram divulgados ontem. O teste foi realizado devido ao acidente com o navio chileno Vicuña, no último dia 15 de novembro, em Paranaguá.

O secretário estadual do meio ambiente, Luiz Eduardo Cheida, explica que todos os pontos escolhidos ficam fora da Baía de Paranaguá, onde os níveis de poluição devem ter outros valores. As praias analisadas foram de Pontal do Sul, Shangri-lá, Ipanema, Praia de Leste, Matinhos, Caiobá, Ponta da Pita (Antonina) e Ilha do Mel (Encantadas). Cheida fala que elas foram escolhidas por serem as que têm maior procura dos veranistas.

Apesar dos resultados positivos, a pesca continua proibida. "Todos os locais analisados são pontos de tradicional procura para lazer e se encontram fora da Baía de Paranaguá, por isso a Portaria 025 deverá permanecer em vigor", afirmou Cheida.

Limpeza

Os resíduos sólidos dos trabalhos de limpeza de óleo no litoral do Paraná estão sendo destinados à empresa Ambiental, com sede em Balsa Nova. Desde o último dia 27, quando a empresa iniciou os trabalhos de recolhimento até a metade desta semana, 169 toneladas de resíduos, distribuídas em mais de 1,4 mil sacolas haviam sido recolhidas. Cássio Cavalcanti, diretor da Ambiental, diz que no momento as barreiras de contenção e absorção de óleo correspondem, em média, a 70% de todo o material recebido. Também estão sendo recolhidos terra, areia e vegetais, coletados durante a limpeza das praias. Nos próximos dias a Ambiental também começará a receber os resíduos líquidos -água e óleo – do acidente do navio Vicuña. Atualmente estes resíduos estão sendo armazenados em tanques da Petrobras, próximos ao local onde aconteceu o acidente.