As famílias que desejam limpar, pintar ou fazer pequenos reparos e construções em túmulos localizados nos cemitérios municipais têm até o dia 30 para finalizar as benfeitorias. Curitiba tem quatro cemitérios municipais: São Francisco de Paula, Água Verde, Santa Cândida e Boqueirão.

“No dia 31 não será permitida a lavação de túmulos. Somente será permitida a limpeza com pano úmido e cera”, explica a diretora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Carneiro.

Ela informa que, no dia de Finados (02/11), os portões dos cemitérios estarão abertos das 7h às 18 horas. “Neste dia, estaremos com toda a equipe de servidores de plantão, para atendimento aos visitantes e no auxílio à localização dos túmulos para visitação”, comenta.

O prazo para as benfeitorias encerra no dia 30 e os serviços de manutenção e melhorias só poderão ser retomados após o feriado de Finados. Não é permitido o uso de mangueiras ou máquinas com jatos de água durante a limpeza dos túmulos.

Para realizar pequenos reparos e construções, podem ser contratados pedreiros particulares ou credenciados pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Antes de iniciar o trabalho, o interessado deve comparecer à administração do cemitério, munido de documentação pessoal e termo de permissão (documento do lote), além de documentos que comprovem o parentesco com o permissionário do lote. Abaixo segue a tabela de preços das taxas.

Capela reformada

A capela do Cemitério Municipal do Boqueirão passa por uma reforma completa, que está em fase de finalização e estará concluída até o feriado de Finados. A obra incluiu troca do piso, reparos em esquadrias e substituição de vidros, entre outras benfeitorias.

O valor investido pela Prefeitura de Curitiba na obra é de R$ 188 mil, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Criado em 1950, o Cemitério do Boqueirão conta com aproximadamente 5,8 mil túmulos e 39,2 mil sepultados.

O Santa Cândida, inaugurado em 1957, possui atualmente 8,6 mil túmulos e 106,4 mil sepultados. O São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1853, e contém 5,7 mil túmulos e 74,7 mil sepultados. O Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,9 mil sepultados.