Foto: Chuniti Kawamura/O Estado

Helder Teófilo, Rudiney Gimenes, Paulo Pimentel e Miguel Jamur.

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Paranaense foram recebidos ontem pelo diretor-presidente do GPP, Paulo Pimentel. Na conversa, os prefeitos de Guaratuba, Miguel Jamur; Pontal do Paraná, Rudiney Gimenes; Antonina, Kleber Oliveira Fonseca; e Morretes, Helder Teófilo, comentaram a atuação da imprensa paranaense na divulgação do litoral.

Apesar de reconhecerem a importância de divulgar os problemas enfrentados pelo litoral do Estado, os prefeitos pediram para que as ações para solucioná-los, assim como as qualidades e atrações de cada município, sejam mais exploradas.

A principal reclamação dos prefeitos é quanto aos resultados dos testes de balneabilidade realizados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Cada amostra corresponde a uma faixa de 200 metros. Pontal tem 22 quilômetros de praia. Eles colhem cinco amostras (o que corresponde a 1 quilômetro) e divulgam que nossa água é imprópria. Ou o método de análise é errado ou, pelo menos, o modo como está sendo divulgado não é o mais correto", contesta Gimenes. O prefeito de Guaratuba revela que a associação solicitou uma análise paralela à Universidade Federal do Paraná e que o resultado será divulgado em breve. "Será totalmente diferente", acredita.

Os prefeitos de Antonina e Morretes fizeram questão de lembrar que o litoral não é só praia. "Temos agricultura e um potencial turístico imenso, como, pesca, recursos naturais e patrimônio histórico", ressalta Teófilo.

Apesar de todos os problemas enfrentados, os prefeitos destacaram que a temporada está superando as expectativas. "As praias ficaram lotadas. O tempo ajudou, a divulgação foi bem feita, não tivemos enchentes e nem falta d’água", comemora Jamur.

A expectativa agora fica por conta do Carnaval. Guaratuba terá apenas um dia de Carnaval de rua. Matinhos aposta nos grandes shows e Antonina no seu tradicional Carnaval de rua. "Teremos cinco dias de festa, com desfile das escolas de samba bailes na rua e desfiles dos blocos da comunidade, tudo numa estrutura maior que a do ano passado", destaca Kleber de Oliveira Fonseca, prefeito de Antonina.