Antes da volta às aulas, marcada para 2 de agosto, os profissionais da educação irão atualizar conhecimentos na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), o maior evento de capacitação da rede municipal de ensino. De 26 a 29 de julho, quinze mil profissionais acompanharão os estudos, oficinas e apresentações culturais programadas pela Secretaria Municipal da Educação.

A programação será dividida em dois grupos, os profissionais da Educação Infantil, de 26 a 28 de julho, e profissionais do Ensino Fundamental, de 27 a 29 de julho.”Este é um momento para desencadear novas propostas pedagógicas capazes de proporcionar avanços e inovações no dia-a dia com os alunos”, diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Educação Infantil

Para os cinco mil profissionais de Educação Infantil – educadores, professores e pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil Conveniados (CEIs) ? a SEP começará com o Momento Cultural, no dia 26, com apresentações de teatro, dança e música pela manhã e à tarde no teatro Guaíra.

Em seguida, nos dias 27 e 28, haverá discussões para estimular o desenvolvimento de novas práticas que refletirão na melhoria da qualidade do ensino público municipal. Esses debates serão realizados nos CMEIs e nos CEIs. Serão 204 oficinas, além do Estudo Local, sobre os temas Pensamento Lógico-Matemático e Plano Municipal de Educação.

As oficinas serão coordenadas por especialistas e terão a duração de oito horas cada. São onze temas em diversas áreas do conhecimento: Pensamento Lógico-Matemático; Práticas de Leitura e Escrita; Musicalização; Relações Sociais e Naturais; Linguagem Teatral: Formas Animadas; Massagem para Bebês; Movimento: Brincadeiras Ginásticas; Dança; Linguagens Artísticas: Processos de Leituras Visuais; Linguagens Artísticas: Modelagem; e Cultura Popular.

“No contato com os especialistas, os profissionais têm a oportunidade de fazer reflexão sobre o seu próprio saber e sobre as premissas que estão utilizando em sala de aula” , diz Eleonora.

Ensino Fundamental

A programação para os dez mil profissionais do Ensino Fundamental será composta do Momento Cultural, nos teatros Guaíra e Guairinha, e do Estudo Local, nas escolas, para debate e registros de proposições sobre o tema Plano Municipal de Educação. A programação do Momento Cultural também será apresentada aos inspetores da rede municipal de ensino, no dia 30, no Guairinha.