A Prefeitura de Curitiba está pavimentando trechos do novo binário Gastão Câmara/Jerônimo Durski. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão asfaltando a rua Gastão Câmara, entre as ruas Martin Afonso e Padre Anchieta e também entre a alameda Júlia da Costa e a rua José Domakoski.

“O binário vai criar um novo sistema viário, que vai desafogar as avenidas Martim Afonso e Padre Agostinho, melhorando o fluxo de veículos, em especial do transporte coletivo. Estas obras vão valorizar os imóveis da região e trarão mais segurança aos pedestres e motoristas”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Os trechos em pavimentação vão facilitar o trânsito na região do Bigorrilho. Com o novo pavimento na esquina da Julia da Costa, o motorista poderá acessar uma das ruas do binário Júlia da Costa/Princesa Izabel. No trecho entre a Martin Afonso e Padre Anchieta, a obra dará acesso a rápida que vai em direção ao Mossunguê.

Drenagem

Além da obra de pavimentação, as equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão trabalhando na construção da rede de drenagem, que vai melhorar o escoamento nos dias de chuva.

Na rua Jerônimo Durski, as equipes estão subindo no sentido avenida Martin Afonso em direção à Vicente Machado, colocando as novas tubulações. Na Gastão Câmara, o trabalho vem no mesmo sentido, devendo se unir na intersecção da Jerônimo Durski com a Gastão Câmara.

O novo binário vai se interligar aos binários formados pelas ruas Júlia da Costa/Princesa Izabel e Euclides da Cunha/Desembargador Costa de Carvalho.os dois binários interligam os bairros Água Verde, Bigorrilho e Campina do Siqueira.

Investimentos

No novo binário, a Prefeitura está investindo R$ 3,2 milhões, no trecho entre a rua Padre Agostinho e a interligação das ruas Gastão Câmara com Jerônimo Durski, seguindo até a rua Saldanha Marinho. Uma das melhorias previstas no binário é a abertura do cruzamento da Gastão Câmara com a Padre Anchieta, dando acesso ao motoristas até a avenida Padre Agostinho.

Estão previstas obras de construção de nova rede de drenagem, construção de novos meio-fios, calçadas e rampas de acesso, além de paisagismo e iluminação.

As novas calçadas serão feitas com blocos de concretos intertravados (paver), que são antiderrapantes e com pista táctil. Ao longo das calçadas, serão feitos plantios de gramas e colocados novos postes, com um sistema de iluminação mais eficiente.