A Prefeitura está convocando mais 161 aprovados em concurso público destinado a suprir vagas na Secretaria Municipal da Saúde. São 95 médicos, 25 auxiliares de enfermagem, doze enfermeiros, sete dentistas, cinco farmacêuticos e dois psicólogos, entre outros cargos. "É mais gente qualificada para aprimorar um serviço reconhecido em todo o Brasil por sua excelência", disse o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, pediatra Luciano Ducci.

Os médicos, que foram chamados em edital publicado no último domingo (9), começaram a marcar seus exames admissionais nesta quinta-feira (13). São 60 clínicos gerais, dezessete pediatras, dezesseis gineco-obstetras e dois psiquiatras, que trabalharão nas unidades da rede municipal de saúde a partir de 10 de janeiro. Os demais profissionais aprovados serão chamados, também por edital, no próximo fim de semana.

Desde janeiro de 2005, o quadro próprio da Secretaria Municipal da Saúde foi aumentado de 4.826 para 6.148 servidores. Com a incorporação dos aprovados, o número subirá para 6.309. Desse total, 1.050 são médicos destinados a suprir as vagas abertas com aposentadorias e exonerações, além da implantação de novos serviços. Em pouco menos de três anos, o prefeito Beto Richa inaugurou 43 equipamentos de saúde, elevando para 129 o número total de equipamentos.

A chegada desses técnicos também melhora as condições de atendimento humanizado preconizado pelas equipes das unidades de atendimento. "Daí nossa preocupação em estar permanentemente adequando a rede física e o quadro de servidores à demanda da população", disse Richa.