Foto: Ivan Bueno/SMCS

Ação serve para lembrar lições de trânsito.

O tapete vermelho para pedestres – ação educativa da Prefeitura de Curitiba – estará hoje na esquina das Avenidas Sete de Setembro e Marechal Floriano Peixoto, das 14h30 às 16h30, para lembrar motoristas e pedestres da importância do respeito à faixa de travessia.

O local foi escolhido porque é próximo de grande concentração de pessoas, como o Shopping Estação, da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (antigo Cefet) e das maiores estações-tubo da cidade, em frente à Praça Eufrásio Correia. ?O objetivo destas ações não é registrar as infrações, mas relembrar aos motoristas e pedestres as lições básicas de educação no trânsito que todos conhecemos, mas às vezes esquecemos de aplicar?, afirma a coordenadora de educação e cidadania da Diretran, Maura Moro.

Orientações

Durante as ações, agentes de trânsito colocam os tapetes vermelhos sobre as faixas de travessia, e orientam os pedestres a evitar cruzar a rua no meio da quadra. Os motoristas também são orientados a parar o carro antes da faixa e permitir que as pessoas terminem a travessia antes de acelerar, mesmo que o sinal tenha fechado para os pedestres no meio do caminho.

De janeiro a setembro, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) registrou 826 atropelamentos na cidade.