Aprovados em concursos públicos municipais que venceriam no próximo dia 7 de fevereiro têm um bom motivo para comemorar. A vigência dos mesmos foi prorrogada em um ano. Ou seja, os que aguardam em banco de espera poderão ser chamados até 7 de fevereiro de 2014.

São aproximadamente 850 pessoas nesta situação. No total, quase 3 mil aprovados nos concursos da Prefeitura de Curitiba aguardam ser chamados.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet, explicou que todos os secretários estão fazendo um mapeamento das necessidades de cada pasta para chamar novos servidores já aprovados em concursos.

“Por isso prorrogamos os concursos que venceriam no início de fevereiro para que estes aprovados não sejam prejudicados e possam futuramente ser chamados”, explicou a secretaria. As datas dos próximos vencimentos, a partir do mês de março, a princípio estão mantidas, mas serão analisadas.

O diagnóstico que está sendo feito pelos secretários inclui também a possível necessidade de abrir novos concursos públicos para algumas pastas. “Um exemplo disto é a Guarda Municipal, que inclusive já protocolou um pedido oficial”, explicou Meroujy.

Outra pasta que merece estudo é a da Saúde, segundo a secretária. “É uma das prioridades desta gestão equipar melhor a Saúde”, informou. Atualmente, há 167 profissionais da área no banco de espera.

Valorização do servidor

Além da necessidade de contratar novos servidores, o mapeamento que está sendo realizado pelas secretarias deve apresentar propostas possíveis para melhorar as condições de trabalho dos servidores.

Uma das premissas, segundo Meroujy, é fortalecer o diálogo. “Haverá enquetes online, consultas públicas, vamos ouvir mais os servidores”, disse. Ela explicou que a atual gestão municipal prevê a valorização do servidor. “Sendo mais valorizados, consequentemente, eles irão oferecer melhores serviços à população”, concluiu.