A Prefeitura de Curitiba concluiu 60% do serviço de troca da iluminação pública no anel central da cidade. Mais de 600 luminárias já foram substituídas por equipamentos de alto rendimento, dando maior conforto e segurança a moradores, pedestres, motoristas e comerciantes. Serão trocadas no total mil luminárias em 11 praças e jardinetes e 42 ruas da região central.

As equipes da Prefeitura estão com o serviço adiantado e devem terminas as obras da nova iluminação em novembro, um mês antes do prazo previsto. "Determinei atenção especial para a iluminação pública, como forma de proporcionar mais segurança e melhorar a qualidade de vida dos curitibanos", diz o prefeito Beto Richa.

Além da troca de luminárias na área central de Curitiba, a Prefeitura está reforçando a iluminação nos bairros. Os serviços estão acontecendo no bairro Tatuquara. "80% destes serviços são feitos em bairros e 20% na região central", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

As obras da nova iluminação estão prontas em importantes ruas do Centro, como Riachuelo, 13 de Maio, Presidente Farias, Emiliano Perneta e um trecho da Rua XV de Novembro. Também foram concluídas as obras nas ruas Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, Augusto Stelfeld, Visconde de Nácar, André de Barros, Nilo Cairo, Mariano Torres, Luiz Leão, João Gualberto e Inácio Lustosa.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Martins, explica que as novas luminárias evitam a dispersão e o ofuscamento, por serem revestidas de alumínio escovado, que refletem para baixo a luz. "As pessoas perceberão a diferença quando olharem para cima. Nas ruas com as antigas luminárias, o céu fica menos definido. Com o equipamento moderno, o céu parecerá mais escuro e definido e a rua mais clara".

Desde 2005, a Prefeitura de Curitiba melhorou e implantou redes de iluminação em 230 ruas, um total de 23 quilômetros. Até o fim do ano, estão previstos mais 18 quilômetros de rede. Por dia, o Departamento de Iluminação Pública faz 117 atendimentos, como troca de lâmpadas ou revisão de equipamentos.