A Prefeitura de Curitiba apresentou às escolas da rede municipal de ensino um novo cronograma de contratação de professores Docência I, para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os professores serão chamados em quatro momentos: os dois primeiros grupos, totalizando 190 professores, ainda em abril, e os demais em agosto e outubro. No total serão 390 novos professores na rede.

Os novos contratados foram aprovados em concurso de 2012. O primeiro grupo, de 40 professores, será chamado nos próximos dias e assumirá as funções imediatamente. Outros 150 professores serão chamados ainda em abril, e mais 100 em agosto. Em outubro acontece novo chamamento de mais 100 professores.

Outra medida para a ampliação do número de professores na rede é o início, ainda neste semestre, dos procedimentos para a realização de um novo concurso público para professores de Docência I. “A ampliação no quadro de professores está prevista no plano plurianual da Prefeitura para garantir o cumprimento do Curitiba mais Educação, o plano de governo da administração que prevê a melhoria da qualidade do ensino municipal a partir da valorização profissional e da ampliação de recursos destinados à área”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Mais professores em salas de aula garantirá às escolas, entre outras ações, a permanência concentrada dos profissionais em serviço. O resultado terá impactos positivos tanto para professores quanto para alunos, pois os docentes terão um terço da jornada de trabalho destinado ao planejamento e pesquisa, com discussões coletivas na escola.

Já os estudantes ganharão com a ampliação da qualidade da proposta pedagógica. As atividades e ações desenvolvidas com as turmas passam a ser discutidas e avaliadas pelo grupo de profissionais de educação envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem das crianças.