Walter Alves / GPP
Walter Alves / GPP

Chegada da estação impulsiona
o comércio de flores na capital.

Começa hoje em todo o Hemisfério Sul, às 19h21, a primavera. De acordo com as previsões do Instituto Tecnológico Simepar, a estação das flores será marcada por muita chuva – que é característica do período – e calor.

A temperatura mínima prevista é de 9,9º na capital do Estado, no mês de setembro, e máxima de 27,8º na região Norte do Paraná, em novembro. As chuvas no início da estação, segundo o Simepar, devem ser irregulares, com grande volume em alguns pontos do estado e baixo volume em outras regiões. Ainda se espera que sejam observados intervalos superiores a uma semana entre as ocorrências das maiores chuvas na estação. No entanto, não está prevista a ocorrência dos fenômenos atípicos pela condição de neutralidade registrada na região do Oceano Pacífico equatorial.

Nas ruas da cidade, já é possível ver a chegada da primavera com o colorido trazido pelas primeiras flores que estão brotando. Orival Corteze é dono de floricultura e há 40 anos trabalha com flores. Ele conta que a chegada da primavera impulsiona o movimento em sua loja. "As pessoas ficam mais motivadas porque as flores ficam mais bonitas. As plantas se desenvolvem melhor", conta.

Mas ele avisa que os cuidados com flores e plantas não podem ser reduzidos conforme o verão ou o frio chegam. Quem não seguiu esse conselho e viu as plantas de casa morrerem após a passagem do frio, pode tentar novamente manter um pequeno jardim já que a época é propícia. Corteze indica algumas flores que são mais fáceis de cuidar como o beijo americano, o beijo japonês, sálvia, bergônia, petúnia e bromélia.