A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou dados nesta quarta-feira (21) sobre seu primeiro vestibular de inverno, que vai ser realizado nos dias 19 e 20 de julho, em Ponta Grossa, Apucarana, Castro, Palmeira, Jacarezinho, Paranaguá, Rio Negro e Telêmaco Borba. Já são 4.014 inscrições, que seguem abertas até o próximo dia 2 de junho, apenas pela Internet, no endereço

O balanço parcial das inscrições, aponta para uma concorrência de 5,776 candidatos por vaga. A UEPG oferta 695 vagas, distribuídas em 35 cursos (43 opções), nos campi de Ponta Grossa e Castro. Na divisão pelo sistema de cotas, a CPS registra a inscrição de 77 candidatos na cota para negros oriundos da escola pública, concorrendo a 45 vagas (proporção de 1,711). Na cota da escola pública, 1.012 inscritos disputam 186 vagas (proporção de 5,441). Os candidatos da cota universal somam 2.925 inscrições, para 464 vagas (proporção de 6,304).

Mais opções

"O trabalho da CPS se direciona, sempre, para o atendimento às demandas do nosso público", afirma Schafranski, observando que é significativo o número de inscrições que a UEPG recebe dessas regiões do Estado e também de São Paulo e Santa Catarina. "Esses candidatos não precisarão fazer grandes deslocamentos, tendo uma comodidade que pode ter reflexos, inclusive, no seu desempenho nas provas", diz o presidente da comissão encarregada da organização e execução dos concursos vestibulares da UEPG.

Inscrição

Para se inscrever no Vestibular de Inverno da UEPG bastará ao candidato seguir os passos descritos no sistema disponibilizado na internet pela CPS. O primeiro passo é realizar, obrigatoriamente, o ?download? do Manual do Candidato, para conhecimento de todas as condições e normas estabelecidas para esta edição do concurso vestibular.

Em seguida, o candidato deverá fornecer os dados para a montagem do seu cadastro, pela ordem, nome completo; número carteira de identidade (RG) e unidade da Federação em que foi emitida; data de nascimento; cidade onde reside; local onde deseja realizar a prova (oito opções); opção de curso (35 cursos, 43 opções), nos campi de Ponta Grossa e de Castro; opção pelo regime de cotas para oriundos da rede pública de ensino ou negros também provenientes de escolas públicas; língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); sexo; e, por fim, responder ao questionário sócio-educacional. Na seqüência, o candidato terá que imprimir, na mesma folha, a ficha de inscrição e o bloqueto bancário para o pagamento da taxa de inscrição.

Na montagem da sua ficha de inscrição, o candidato deverá colocar nos locais indicados a sua foto, 3×4, recente e de conformidade com sua aparência atual, de modo que isso possibilite sua identificação pelos fiscais e aplicadores de provas do concurso. Também no local próprio, terá que colar uma fotocópia do documento de identidade utilizado na inscrição, sem necessidade de autenticação em cartório. Em seguida, terá que assinar o requerimento constante da ficha, no local marcado. Este documento deverá ser apresentado para ingresso no local de prova e, posteriormente, entregue para o fiscal de sala durante a identificação dos candidatos.

A novidade do Vestibular de Inverno da UEPG este ano é a realização do concurso em oito cidades (Ponta Grossa, Apucarana, Castro, Palmeira, Jacarezinho, Paranaguá, Rio Negro e Telêmaco Borba), aumentado as opções para os candidatos de todas as regiões do Paraná e ainda parte dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Segundo o presidente da Comissão Permanente de Seleção (CPS), professor Antônio Carlos Schafranski, a realização de provas, principalmente, em cidades das regiões Norte e Sul do Estado atende à reivindicação dos estabelecimentos de ensino e dos estudantes desses pólos regionais. www.uepg.br/cps, com prazo de pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) até o dia 3, nas agências bancárias ou qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.