Os ciclistas de Curitiba passam a contar, a partir desta sexta-feira (10), com a possibilidade de embarcar sua bicicleta em um ônibus da linha Centenário/Campo Comprido. A experiência será feita com o biarticulado DE 710, adaptado para transportar com segurança duas bicicletas e, se aprovada, será expandida para outras linhas.

O projeto BRT Bike, desenvolvido em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal de Trânsito, foi lançado pelo prefeito Gustavo Fruet, que embarcou com sua bicicleta no Terminal Campina do Siqueira, seguindo viagem até a estação Gastão Câmara.

A ideia, explicou o prefeito, é fortalecer a integração de diferentes modais de deslocamento. “É mais uma iniciativa voltada a melhorar a mobilidade e incentivar a convivência em harmonia dos usuários de diferentes modais de deslocamento”, disse ele, lembrando as várias ações já desenvolvidas pela Prefeitura voltadas a incentivar o uso da bicicleta.

É o caso, por exemplo, da implantação da Via Calma, ampliação e integração da malha cicloviária, ciclo rotas distribuídas pela cidade e colocação de paraciclos em todos os terminais de transporte. “Com os paraciclos, as pessoas podem se deslocar dos seus bairros até os terminais de bicicleta e, de lá, fazer o restante da sua rota de ônibus”.

No ano passado, a Urbs implantou paraciclos com um total de 228 vagas para bicicletas – entre cinco e dez vagas em cada terminal. Nesta mesma linha de facilitar a vida do ciclista, a Urbs autorizou os táxis da cidade a instalar adaptadores para transporte de bicicletas. Atualmente 60 táxis estão estruturados para fazer o transporte do passageiro e da bicicleta.

Outro fator de incentivo à integração da bicicleta com o transporte coletivo foi a definição de que, a partir de agora, sempre que houver reforma e ampliação de terminais, o projeto deverá contemplar a implantação de bicicletários no espaço interno. A instalação dessas estruturas só pode ser feita quando houver ampliação do espaço interno dos terminais uma vez que não podem ser instaladas em área de operação dos ônibus.