Cento e quarenta e oito anos de história da propaganda no Estado são contados no livro História e Histórias da Propaganda no Paraná, escrito pelo publicitário Ney Alves de Souza, com o apoio do Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná (Sinapro). A obra será lançada hoje, às 19h, na megastore das Livraria Curitiba do Shopping Estação, em Curitiba.

Segundo o autor, a história da publicidade paranaense começa em 1854, com o lançamento do jornal XIX de Dezembro, primeiro impresso a circular no Estado. “Quando o jornal foi lançado, começaram a ser publicados os primeiros anúncios pagos. Considera-se então que a propaganda nasceu junto com o veículo.”

Já a primeira agência de publicidade do Paraná, denominada A Propagandista, surgiu em 1921. “A maioria dos anúncios feitos pela agência eram de trens e bondes. Depois que ela foi criada, outros jornais começaram a aparecer no Estado e o mercado publicitário começou a se expandir.”

Em 1946, começaram a surgir as propagandas de rádio. “A partir de 1952, o setor de propagandas se tornou mais organizado e, no final de 1960, com o advento da televisão, mais profissionalizado, isto é, os anúncios deixaram de ser feitos à base de improvisos e adquiriram mais qualidade.”

Ney conta que levou dois anos fazendo pesquisas para escrever o livro, que tem 368 páginas e mais de seiscentas ilustrações. “Notei que existem muitas informações sobre a propaganda no Paraná, mas não reunidas de forma organizada. O objetivo do livro é facilitar a vida de profissionais e estudantes de publicidade”, diz. “Porém, a história da propaganda no Paraná é muito mais abrangente do que consta nas páginas do livro. A intenção foi registrar as informações disponíveis em fontes convencionais, de acesso possível dentro das limitações de tempo e propósito.”

O autor

Ney Alves de Souza se formou em 1963, pela Escola Superior de Propaganda de São Paulo. É colunista de propaganda e marketing desde 1966. Publicou, até julho de 2001, a coluna Ponto de Venda em diversos jornais do Estado. Há 21 anos, participa do júri do Prêmio Colunistas – Regional Paraná.

É redator profissional e verbete do livro Cobrões da Propaganda 91/92, além de co-autor do livro História da Propaganda no Brasil. Em agosto de 2000, recebeu o troféu Semeador da Propaganda do Paraná, instituído pelo Sinapro.

***

O Shopping Estação fica na Av. Sete de Setembro, 2775.