As equipes contratadas pela Sanepar para fazer a limpeza da faixa de banho nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, vão encerrar nesta quarta-feira (29) os trabalhos, iniciados em 16 de dezembro, com a Operação Verão, do Governo do Estado.

Neste período, foram recolhidas cerca de 295 toneladas de lixo e resíduos nos 62 quilômetros da orla, da Barra do Saí (Guaratuba) até a praia de Pontal (Pontal do Paraná).

Durante o dia, os serviços foram executados por 125 coletores e seis equipamentos motorizados (dumpers) que recolhiam o lixo gerado pelos banhistas, como garrafas, latinhas, plásticos, palitos de sorvete e restos de coco verde. À noite, tratores de esteira recolheram resíduos trazido pelas marés e peneiravam a areia, assegurando melhor saneamento.

“As praias do Paraná tiveram a maior operação de limpeza da sua história, proporcionando segurança e conforto aos banhistas”, diz o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

Os resíduos recolhidos pelas equipes contratadas pela Sanepar eram depositados em pontos estratégicos e depois enviados, pelo Instituto das Águas, para os aterros.

Além da coleta direta na orla, foram instalados mais 1.200 tambores, na entrada da praia, onde o lixo poderia ser depositado. Outra opção, à beira-mar, foram os sacos de cores diferentes, que permitiam separar o lixo já na origem.

Carnaval – Apenas durante o Carnaval, na faixa de areia, foram recolhidas 104 toneladas de resíduos. Desse total, 40% eram restos de coco verde, 35% resíduos recicláveis (latinhas, garrafas, embalagens, plásticos) e 25% orgânicos e resíduos das marés.

No feriado, foram distribuídas para os banhistas 40 mil pequenas sacolas biodegradáveis e 8 mil bituqueiras, para resíduos de cigarros. Para os vendedores ambulantes foram entregues cerca de 5 mil sacos de lixo de 200 litros, sendo 2 mil sacos somente em Caiobá. A Sanepar também produziu e distribuiu 30 mil gibizinhos para as crianças e 9 mil jornais com informações sobre os serviços públicos no litoral.

“A limpeza das praias Paraná complementa os serviços de saneamento prestados pela Sanepar, trazendo, assim, mais benefícios aos nossos clientes”, diz Ghignone.

A produção de água tratada aumentou 28% em relação ao Carnaval do ano passado. Para atender à demanda, foram produzidos nas estações de tratamento de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes e Guaraqueçaba, entre a sexta-feira e a Quarta-Feira de Cinzas, 85 milhões de litros a mais que no mesmo período de 2011. As equipes da Sanepar do Litoral trabalharam 24 horas para garantir o abastecimento e assegurar que a água distribuída tivesse qualidade e continuidade