O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, foi recebido ontem pelo diretor-presidente da Editora O Estado do Paraná, Paulo Pimentel.

Na ocasião, o reitor conversou com Pimentel sobre o aniversário de 97 anos da instituição, a ser comemorado dia 19 de dezembro, bem como a história e o futuro da UFPR.

“Estamos a caminho do centenário da UFPR. Por isso temos que comemorar o brilhante momento em que a universidade se encontra. Além disso, temos muitos planos para colocar em prática no próximo ano”, diz Akel Sobrinho.

 De acordo com o reitor, em 2010 a UFPR irá crescer ainda mais. “Estamos prontos para realizar obras, novas contratações e iniciar novos cursos. Exemplo disso é o mestrado em Comunicação Social, que deverá ser iniciado em 2010”, ressalta.

Seleção

No último final de semana, 39.603 candidatos participaram da primeira fase do processo seletivo da UFPR. Agora, entre os dias 12 e 13, 16 mil alunos farão as provas da segunda fase.

Com relação à utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como composição da nota final dos candidatos em 10%, Akel explica que ainda depende de uma resposta do ministro da Educação, Fernando Haddad, para que isso se concretize.

“Enviei um ofício ao ministro solicitando que o resultado do Enem seja divulgado durante a primeira quinzena de janeiro. Isso seria essencial para a nossa segunda fase. Ainda não houve uma resposta oficial, mas senti que o ministro foi positivo ao meu pedido”, adianta.