Os servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) retornaram ao trabalho ontem e setores parados, como as bibliotecas e restaurantes universitários, voltaram a funcionar. A categoria decidiu encerrar a greve que durou mais de cem dias. De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, estão sendo formadas comissões paritárias e grupos de trabalho para viabilizar os itens dos acordos firmados entre a administração, estudantes e alunos.

Itens como o horário de atendimento estendido nas bibliotecas, acordado entre a Reitoria e os estudantes, devem começar a funcionar imediatamente. “Estamos verificando e existem algumas unidades que podem atender imediatamente este ponto”, afirmou o reitor. Outras medidas como a oferta de café da manhã e de refeições nos fins de semana nos restaurantes universitários dependerão de licitações.

Outros itens como a implantação da jornada de 30 horas para os servidores técnico-administrativos dependerão de decisão do Conselho Universitário. Comissão nomeada terá até 30 dias para elaborar o anteprojeto sobre a medida para apreciação do conselho.