Almoçar em restaurantes por quilo já se tornou uma tendência entre os moradores de Curitiba. Na cidade, são diversos os estabelecimentos que deixaram de lado o atendimento a la carte para servir um cardápio variado pelo sistema de quilo.

É o caso do Neobe Café e Restaurante, localizado no bairro Bom Retiro, que de segunda a sexta-feira oferece dezessete pratos quentes, dezessete saladas e doze tipos de sobremesas por R$ 7,65 o quilo.

Segundo a proprietária do estabelecimento, Neobe Caneca Jorge, o sistema é vantajoso tanto ao restaurante, por minimizar a quantidade de desperdícios de alimentos, quanto aos clientes, que acabam fazendo economia. “O sistema é mais justo, pois a pessoa só paga pelo que consome. Quando se cobra preço único por pessoa, uma mulher que come pouco, por exemplo, acaba pagando o mesmo que um homem que come bastante”, afirma.

Outra vantagem para os clientes, de acordo com o proprietário do restaurante Itália Grill, localizado no centro de Curitiba, Osni Xavier, é a rapidez no atendimento. “No sistema a la carte, a pessoa faz o pedido e tem que esperar até que seu prato fique pronto. No por quilo, a pessoa chega ao restaurante e encontra uma grande variedade de pratos já prontos. Isso é bom porque geralmente as pessoas têm um tempo bastante limitado para o almoço e não podem esperar”, afirma. O Itália Grill serve quarenta opções de saladas, dezesseis pratos quentes, dezesseis opções de carne, dez tipos de frutas e 25 sobremesas por R$ 23,90 o quilo.

Clientes

O bancário Olinor Pereira é cliente fixo de restaurantes por quilo. Ele geralmente tem apenas uma hora para almoçar e concorda que a principal vantagem do sistema seja a rapidez no atendimento. “Eu chego no restaurante, me sirvo e não preciso ficar esperando, podendo comer com tranqüilidade”, afirma. “Outro benefício é que eu posso me servir exatamente da quantidade que necessito para estar bem alimentado”.

O advogado Rogério Botelho também almoça todos os dias em restaurantes por quilo. Ele está de dieta e aprecia o fato de poder se servir de alimentos balanceados e variados. “Posso escolher vários tipos de alimentos, inclusive saladas. Além disso, o atendimento costuma ser tão bom quanto nos restaurantes que servem a la carte”, acredita.