Os curitibanos podem se preparar e esperar um trânsito bem complicado a partir da próxima semana, com o retorno das aulas em escolas públicas, particulares e outras instituições de ensino.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estima um aumento de 30% na quantidade de veículos circulando pela cidade. Os motoristas devem se planejar antes de sair de casa ou fazer outros trajetos.

Também deve ser redobrada a atenção para a circulação de pedestres, ainda mais com crianças pequenas. “É preciso um pouco mais de paciência, de tolerância”, alerta o diretor de educação de trânsito da Setran, Celso Mariano.

Ele lembra que as crianças fazem parte do trânsito e também correm riscos. Nem sempre elas prestam atenção no movimento dos carros e são muito rápidas. Ainda mais nesta época de retorno das aulas, com euforia por parte dos estudantes em retonar para as atividades e rever os amigos. É necessário muito cuidado na hora de sair do carro e atravessar a rua.

A Setran vai realizar a partir da próxima quarta-feira (08) uma operação de volta às aulas, com apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). A mobilização ocorre até o dia 30 de março, com abordagens educativas, entrega de panfletos e faixas nas ruas lembrando sobre a volta às aulas.

Ainda haverá visitas de agentes da Setran em 27 escolas municipais. As crianças receberão jogos lúdicos sobre o trânsito. Os agentes também vão orientar o trânsito nos horários de entrada e saída das aulas nestas escolas municipais.

Para as escolas particulares, a Setran fornece a orientação para funcionários atuarem nos horários de chegada e saída dos alunos. “Temos uma programação de sensibilização das escolas para que todas façam a operação volta às aulas. Podem designar um funcionário, que receberá a preparação da Setran. Assim ele vai saber como organizar a fila, como colocar os cones. Há uma grande interesse das escolas neste sentido”, explica Celso Mariano.