Em andamento desde junho e entrega prevista para o primeiro trimestre do ano que vem, a revitalização da Avenida Bispo Dom José, no Batel, causa transtornos a motoristas e comerciantes da região. Com as obras, o trânsito ficou tumultuado e complica ainda mais quando veículos são estacionados em locais proibidos.

O projeto dá ênfase nos pedestres e prevê a reformulação das calçadas, nova iluminação, adequação do sistema de drenagem e ajustes geométricos, o que significa a redução de uma das três faixas destinadas aos carros. “A Bispo Dom José passa a dar continuidade ao número de pistas da Avenida Batel”, explica a assessora de projetos do Ippuc, Célia Bim.

A mudança, no entanto, não agradou quem passa constantemente por ali. “Fica um horror. Como os carros ficam parados nos dois lados, sobra só uma pista, não tem como passar dois carros. No horário de saída do colégio fica impossível passar”, conta o funcionário público Eduardo Koehler. “Já era complicado antes, na hora da balada, quando os carros ficam circulando. Com a obra piorou”, complementa o taxista Flavio Luiz de Souza.

Movimento

Comerciantes viram os clientes desaparecerem por não ter onde estacionar, como aconteceu no estabelecimento da empresária que não preferiu se identificar. “O movimento caiu 80% e até agora não entendi nada do que vai ser feito”, lamenta.

“Não acho que o projeto vai funcionar aqui. Além disso, os motoristas estacionam onde não deve e não tem nenhum fiscal para fiscalizar”, reclama a comerciante Lilian Frote.

Calçadas mais largas

Célia Bim, assessora de projetos do Ippuc, ressalta que a proposta é transformar a avenida em boulevard, em que o paisagismo é diferenciado. “A intenção é que a via seja alegre, convidativa, que as pessoas tenham vontade de circular e a rua volte a ser ponto de encontro. É a priorizar o pedestre e ciclista enquanto o carro estaria em segundo plano”, explica.

Ela diz ainda que o projeto está dentro de normas técnicas, em que foi calculado o fluxo de veículos que passam pelo local. A rua terá calçadas mais largas e duas pistas para os carros, além das vagas para estacionamento do lado esquerdo da via.

Confira a galeria de fotos.