O prefeito Beto Richa entregou nesta quinta-feira (5) a revitalização da rua José de Oliveira Franco, no Bairro Alto, uma das principais ligações entre Curitiba e cidades da região metropolitana. A antiga rua em antipó ganhou asfalto, paisagismo, rede de captação de águas pluviais, ciclovia, calçadas e sinalização, atendendo reivindicação de mais de 10 anos da comunidade. É a 501ª rua pavimentada pela Prefeitura desde 2005. "A revitalização da rua José de Oliveira Franco trará comodidade aos moradores, que também ganharão mais segurança com o reforço da iluminação", afirmou Richa para cerca de 300 pessoas que acompanharam a entrega da obra. A Secretaria Municipal de Obras Públicas trocará 32 luminárias de postes na rua, substituindo lâmpadas de 75 watts por outras de 150 watts.

A obra foi parcialmente financiada com empréstimo do Fundo de Desenvolvimento urbano, administrado pelo governo do estado. O prefeito Beto Richa lamentou que financiamentos para muitas outras obras importantes para Curitiba estejam retidos pelo governo estadual. "A rua José de Oliveira Franco é importante para o bairro, como são as ruas Toaldo Túlio, Lupionópolis e Nova Aurora, cujos recursos ainda estão retidos. Espero que administração estadual se sensibilize da relevância dessas obras, como também das obras do Anel Viário e do Hospital do Idoso, que são vitais para os curitibanos", afirmou o prefeito.

Richa destacou que a Prefeitura já demonstrou, com documentos, que não existem dívidas da Cidade Industrial de Curitiba com o governo estadual, razão alegada para retenção dos empréstimos. O prazo para cobrar a suposta dívida já prescreveu. "Curitiba tem obtido financiamentos do Banco Mundial, Fonplata e, em breve, deverá obter recursos de agência de fomento do governo francês. O que demonstra que a cidade está apta a receber financiamentos nacionais e internacionais", disse o prefeito.

A revitalização da José de Oliveira Franco foi feita entre a as ruas Albino Kaminski e Jaguaraíva, por onde passam os ônibus que atendem o Bairro Alto. Com a obra, foram implantados 2.500 metros de novas calçadas e ciclovias. "Agora posso caminhar para me exercitar, sem medo de tropeçar", disse a dona de Casa, Maria Dolores, moradora do bairro. "Esta rua mostra muito bem o bom trabalho feito pelo prefeito Beto Richa no bairro e em toda cidade, melhorando o serviço da cidade", disse Maria.

Para o presidente da Associação de Moradores de Higienópolis, Genivaldo Santos, a rua tem a cara da administração de Beto Richa. "Esta foi feita com seriedade e transparência. É a mão de Beto Richa que procura atender os interesses dos curitibanos", disse Santos. O comerciante Elias Bonemüeller também aprovou a obra. "O prefeito Beto Richa veio aqui antes de a obra começar, discutiu o projeto com a gente e fez o que comunidade queria. Ele é o único responsável por esta excelente obra", disse o Bonemüeller.