O prefeito Beto Richa inaugurou nesta segunda-feira (10) o Espaço Saúde da Unidade de Saúde Bairro Alto, que será usado para atividades comunitárias. As gestantes que fazem pré-natal e os idosos inscritos no programa Alfabetizando com Saúde estão entre os primeiros a usar as instalações do novo espaço. Participaram da inauguração o vice-prefeito Luciano Ducci e a secretária municipal da Saúde em exercício, Edimara Fait Seegmüller.

“Esta obra representa a sintonia entre o desejo da população e a resposta da administração municipal”, disse Richa. “Este espaço será um ganho a mais para os 18 mil moradores desta região que já dispõem de um atendimento de qualidade na Unidade Bairro Alto. É desta forma que avançaremos ainda mais na área de saúde, sempre trabalhando junto à comunidade”, afirmou o prefeito.

“Este espaço é reflexo de uma parceria estabelecida antes do início da gestão também com os servidores. Essa administração não mede esforços para que eles exerçam da melhor forma possível seu trabalho essencial, principalmente para a parcela mais carente dos nossos cidadãos”, completou Ducci. Dos 54 equipamentos inaugurados na gestão, 20 são Espaços Saúde.

Com esse novo equipamento de múltiplo uso comunitário, a Unidade de Saúde poderá destinar a sala onde até então aconteciam as atividades de educação em saúde com as futuras mães para uso clínico. “Ficará mais confortável tanto para nós, que trabalhamos dentro da unidade e precisamos de mais espaço, quanto para a população, que passa a contar com um local confortável, equipado e independente para se reunir”, disse a chefe da unidade, Marisa Caetano Wosch.

A unidade

O Espaço Saúde tem 62 metros quadrados de área construída. Está equipado com mesas, cadeiras, cozinha, banheiros e armários – estrutura mínima e necessária para acolher grupos de hipertensos, diabéticos, adolescentes, gestantes e conselheiros locais de saúde. “É um ganho de qualidade que a população poderá avaliar em pouco tempo”, resumiu o presidente dos conselhos local e distrital de saúde, Adilson Alves Tremura.

Para usá-lo, é necessário agendar a data e o horário pretendidos junto à administração da unidade. Ele é aberto ao uso dos cerca de 18 mil moradores da área de abrangência da Unidade Bairro Alto, que há 15 anos funciona próximo ao terminal de ônibus do bairro e oferece atendimento médico nas áreas de clínica geral, pediatria e ginecologia e obstetrícia, odontológico e de enfermagem.

Também participaram da solenidade de inauguração do Espaço Saúde Bairro Alto os vereadores Jair Cezar e Elias Vidal, liderenças comunitárias e religiosas da região e alunos do Centro de Educação Integral (CEI) Curitiba Ano 300, que fizeram uma apresentação de canto no início da solenidade.