Quem caminha pela Rua Dr. Roberto Barrozo, quase na esquina com a Mateus Leme, certamente já deve ter visto uma casa em cima da calçada. Ao contrário do que parece, não foi a construção que invadiu a calçada, mas a rua que invadiu a casa.

Construída na diagonal em relação ao terreno, a casa aos poucos foi perdendo a vez para a rua ampliada nas últimas décadas para melhorar a circulação de carros no local. “Antigamente, aqui era uma rua sem saída. Eles foram abrindo a rua e desapropriaram alguns terrenos”, comenta um vizinho.

Além de prejudicar os pedestres que por ali passam diariamente, a situação também atrapalha os moradores da casa. “Quando tem algum carro estacionado ali, sofrem para entrar em casa”, relata o vizinho.

Legalizado

Questionada sobre uma possível retirada daquela parte da casa ou indenização ao proprietário, a Secretaria de Obras Publicas informa que a situação está legalizada e não há intenção de desapropriação da casa. Segundo a pasta, não houve alargamento da rua. Apenas pavimentação e construção de novas calçadas, o que chamou atenção para a posição da casa em relação à calçada.