A primeira etapa do projeto Nossa Vizinhança começará a ser implantada nas Regionais Santa Felicidade, Boqueirão e Bairro Novo. Nesta fase, ruas nas três regionais serão reurbanizadas. Depois, um trecho das ruas reurbanizadas ganhará outros elementos como bancos e totens.

Desde que haja parcerias, ruas transversais às vias escolhidas em cada regional poderão até ser transformadas em espaços para a promoção de atividades culturais e econômicas na região, como feiras e outros eventos. Para identificar as ruas que serão ambientadas de forma diferenciada, será feito um levantamento junto a cada uma das nove regionais. O assunto também será debatido com a comunidade local.

A primeira rua a ter obras licitadas será a avenida Toaldo Túlio, da Regional Santa Felicidade. A licitação será lançada nos próximos meses e a expectativa é que os trabalhos comecem em 2010. Os trabalhos de reurbanização deverão acontecer ao longo dos cerca de 4km de extensão da avenida, desde a rua Domingos Strapasson até a BR-277. Será feita a fresagem e recapeamento da via e será construído remanso para o estacionamento de veículos dos dois lados, respeitada a localização das árvores. As calçadas serão recompostas e a rua receberá nova sinalização viária.

As outras ruas já confirmadas e que terão intervenções são a avenida Marechal Floriano Peixoto, na Regional Boqueirão, e a rua Izaac Ferreira da Cruz, na Regional Bairro Novo. Nos caso destas regionais, as licitações serão lançadas em 2010.

As ruas do Nossa Vizinhança nas regionais Matriz, Cajuru, Boa Vista, Pinheirinho, CIC e Portão ainda não foram definidas. Além da identificação das seis ruas que faltam, a partir de agora, serão feitos os levantamentos necessários em cada regional para detalhar o trecho que terá as obras e quais serão as intervenções.