A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite se inicia neste sábado em todo o País. A meta do Ministério da Saúde é que 95% das crianças com até 5 anos incompletos sejam imunizadas o que representa 692.939 mil crianças no Paraná. Deste total, só na capital, para atingir a meta, pelos menos 108.533 mil doses devem ser aplicadas até o dia 6 de julho, data de encerramento da campanha.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), são 2,5 mil unidades em todo o Paraná que vão dispor da vacina. Em Curitiba, a Secretaria Municipal chama atenção que o próximo sábado contará com 267 locais de vacinação entre unidades básicas de saúde e postos volantes que vão funcionar das 8h às 17h. Após o dia 16 de junho, a vacina ficará disponível apenas nas 109 unidades de saúde, nos respectivos dias e horários de funcionamento de rotina.

Pela primeira vez em 33 anos da ação e por decisão do Ministério da Saúde, a dose será ofertada em apenas uma etapa. Até o ano passado a campanha abrangia duas etapas, em geral realizadas em junho e em agosto. “Como é um dia em que as pessoas têm mais tempo livre, se for o caso, podem também completar o esquema das vacinas em atraso”, destaca a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm. Para que isso seja possível é necessário levar a caderneta de saúde da criança para os vacinadores conferirem essas informações.

O Paraná não registra casos de poliomielite desde 1986 e Curitiba, desde 1985.