A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a representante da Unesco Maria Conceição Donoso e Cícero Bley, da Itaipu Binacional participaram, nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) em Foz do Iguaçu do II Workshop sobre Emissão de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios.

Aproveitando as discussões do evento, a diretora da Sanepar, com o apoio da Itaipu e do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) articulou com representantes da Unesco sobre a possibilidade de ampliar as discussões sobre a emissão de gases de efeito estufa para o setor de saneamento. A intenção é promover no próximo ano um seminário semelhante em Curitiba. Para Maria Arlete, ?este é um momento importante para promover uma aliança entre os setores elétrico e de saneamento com o objetivo de estimular pesquisas científicas que reduzam o efeito estufa no Brasil e no mundo?, explica

O workshop reuniu cientistas e especialistas do Brasil e exterior, que discutiram os recentes trabalhos científicos realizados nesta área e identificar novos campos para pesquisas. Os impactos da emissão de gases de efeito estufa em reservatórios ainda são pouco conhecidos, no entanto, já se sabe que representa um problema ambiental para setores como o elétrico e o de saneamento.