A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Araucária intimou a Sanepar a colocar sensores de monitoramento em nível crítico nas três estações elevatórias de esgoto da cidade. A empresa se comprometeu a realizar as obras em no máximo sessenta dias. A intimação aconteceu devido ao acidente ambiental que matou cerca de 50 quilos de peixes nos rios Chimbituva e Cachoeira, na última segunda-feira.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Tadeu Lucaski, contou que durante a tarde de segunda as três bombas automáticas que funcionam na Estação Santa Catarina pararam. Então o esgoto bruto foi jogado no Rio Chimbituva, causando a morte de carás, bagres, carpas, lambaris e traíras. “A estação funciona automaticamente e as bombas vão sendo ligadas à medida da necessidade. Como faltou luz por cerca de cinco horas, todo o esgoto foi depositado no rio, causando esse acidente ambiental”, lembrou Lucaski.

O diretor informou que a Sanepar se comprometeu a colocar o novo sensor que avisaria quando as bombas não estivessem funcionando. “Estamos esperando o laudo da Copel. Após sabermos o porquê da falta de energia, poderemos tomar alguma providencia”, salientou o diretor.