A Secretaria Municipal da Saúde informa que o trabalho à população nas Unidades 24 Horas pode ser melhorado durante o dia se os usuários que não necessitam do atendimento de emergência procurarem, antes, as Unidades Básicas de Saúde.

A superintendente da Saúde Municipal, Ivana Busato, informou ser ainda grande o número de pessoas que procuram as 24 Horas em horários em que todas as 104 unidades estão abertas e para situações que não se enquadram em casos de emergência.

Segundo Ivana, os médicos das Unidades Básicas de Saúde estão preparados para atender à maioria dos casos e, para aqueles considerados mais graves e que necessitam de atendimento de emergência, encaminhar os pacientes às Unidades 24 Horas.

?As pessoas têm a falsa idéia de que o paciente só será atendido se for ao 24 Horas. Isso não é verdade?, afirmou a autoridade sanitária da Unidade 24 Horas do Boqueirão, Inês Manassés. Ela explicou que o paciente pode ir até a Unidade Básica e, se for uma urgência ou emergência, será encaminhado para a 24 Horas.

Quando não é emergência, o médico atenderá no mesmo dia ou poderá marcar a consulta para outro dia. Ela lembrou também que, utilizando as 24 Horas, o paciente deixa de participar dos programas existentes nas Unidades Básicas.

?É importante que a população se conscientize disso para que todos sejam atendidos da melhor forma possível?, afirmou Ivana. ?Tenho absoluta certeza de que o atendimento nas cinco unidades 24 Horas vai ficar ainda muito melhor se os usuários avaliarem antes se o caso é ou não de emergência?, disse Ivana.

QUANDO PROCURAR AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ·Consultas médicas básicas – clínico geral, pediatra, ginecologista ou médico generalista no caso das Unidades que têm Programa Saúde da Família
·Procedimentos médicos e de enfermagem – curativo, dar pontos (sutura), vacina, inalação, injeção, coleta de material para exames
·Atendimento odontológico ? em 86 Unidades Básicas
·Participação nos programas de saúde ? Mãe Curitibana, Programas dos Diabéticos, Hipertensos, Saúde Mental

AS UNIDADES 24 HORAS ·Situações de Urgência e Emergência
·Pacientes que tenham sintomas agudos, como hemorragia, febre alta, vômito, cólica intensa, dificuldade repentina para se locomover ou qualquer mudança brusca do seu estado geral de saúde
·Sofrimento intenso