A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai repassar R$ 50 mil por mês para o Hospital Policlínica de Pato Branco. O anúncio foi feito ontem pelo secretário da Saúde, Cláudio Xavier, durante visita à 7.ª Regional de Saúde, com sede na cidade. O hospital, por ser referência regional, foi incluído no programa de regionalização da saúde da secretaria. “Para receber esta verba o hospital terá que oferecer 60% do seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), já que não é do Estado e nem beneficente”, disse Xavier.

Além disso, a partir da segunda quinzena de agosto, a secretaria inicia a liberação de R$ 30 mil para o consórcio intermunicipal de saúde da região. “Isso dobrará a oferta de consultas para atendimento especializado”, acrescentou Xavier. Também deve acontecer até o início de 2004 em Pato Branco a implantação das unidades de terapia intensiva (UTIs) móveis do Siate. Outra ação da secretaria será o credenciamento do Centro de Alta Complexidade de Oncologia (Cacon) de Pato Branco, que beneficiará também os quinze municípios da região.

Segundo o secretário, ficou definida com os municípios da região a parceria na implantação do atendimento básico e no repasse de verbas para a manutenção das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Os prefeitos dos quinze municípios estavam no encontro e mostraram todo o interesse em formar uma parceria com o governo atual.