No próximo sábado (15), acontece em todo o País a primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite deste ano. Em Curitiba, a meta é vacinar 133 mil crianças menores de 5 anos. No mesmo dia da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde estará oferecendo às pessoas menores de 20 anos a vacina contra a hepatite B, que faz parte da imunização de rotina do adulto.

Três mil pessoas estarão envolvidas na campanha, aplicando a vacina em todas as Unidades de Saúde da Prefeitura, além de escolas, creches, terminais de ônibus, supermercados, shoppings e lanchonetes. Para a imunização contra a hepatite B, a aplicação ocorrerá apenas nas Unidades de Saúde. O atendimento em todos os lugares acontece das 8 às 17h.

?Todas as crianças que ainda não completaram cinco anos devem tomar a gotinha?, alerta a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Karin Luhm.

De acordo com ela a imunização indiscriminada é importante porque a vacinação acaba por proteger a criança e o meio ambiente do vírus selvagem da pólio. O vírus vacinal (que é utilizado na vacina fabricada) combate o vírus selvagem no meio ambiente. Mesmo com a doença erradicada do País há 8 anos, a existência do vírus no mundo e o fluxo intenso de viajantes tornam importante manter a imunização entre as crianças.

A hepatite B é a inflamação do fígado provocada por um vírus. Se não for controlada, pode levar à hepatite crônica, fator de risco para o câncer de fígado. Diferente da hepatite do tipo A, mais comum, que é transmitida por contato sexual ou sangüíneo.


SAIBA ONDE VACINAR O SEU FILHO CONTRA A POLIOMIELITE NESTE SÁBADO, DIA 15
104 Unidades de Saúde
Escolas
Creches

Terminais de Ônibus: Boqueirão, Campo Comprido, Fazendinha, Caiuá, Hauer, Barreirinha, Carmo, Santa Cândida, Bairro Alto, Campina do Siqueira, CIC, Pinheirinho, Santa Felicidade, Boa Vista, Guadalupe e Praça Rui Barbosa.

Supermercados: BIG (Xaxim, Capanema, Campina do Siqueira), Coletão (Tarumã), Extra (Kennedy e Alto da XV), Mercadorama (Boqueirão, Capão Raso, Juvevê, Jardim das Américas), Condor (Vila Hauer, Centenário, Campina do Siqueira, Santa Felicidade), Carrefour (Champagnat, Parolim), Wall Mart (Guabirotuba), Jacomar (Boqueirão) e Pão de Açúcar (Cristo Rei).

Shoppings: Água Verde, Jardim das Américas, Mueller, Popular (Pinheirinho), Novo Batel, Curitiba, Polloshop (Alto da XV, Champagnat e Estação), Total (Pinheirinho), Salgado Filho.

Outros locais: Clinihauer (Batel), Lojas Pernambucanas (Portão), ICS (IPMC), Eunice Benato (PUC) e Mac Donalds (Capão Raso, Juvevê, Cabral, Alto da XV).